Chega de passar fome para coletar exames laboratoriais!

Jejum não é necessário para a maioria dos exames de sangue

Você sabia que a maioria das coletas para exames de sangue pode ser feita com três horas sem ingerir alimentos ou até mesmo sem a necessidade de jejum?

Era de costume se exigir o jejum para a realização dos exames laboratoriais porque as técnicas de análise não conseguiam eliminar algumas alterações que os alimentos causavam. Hoje com a evolução dos equipamentos e dos reagentes químicos já é possível coletar vários exames sem jejum prévio.

Além dos avanços tecnológicos, as sociedades médicas perceberam que o exame precisa refletir o estado metabólico cotidiano do paciente em suas condições normais de dieta. Na verdade, quando dizemos que não precisa de jejum e deixamos o paciente se alimentar normalmente, passamos a olhar o metabolismo desse paciente como ele é de verdade. Não adianta o exame refletir algo que não acontece no nosso dia-a-dia, como o jejum de 12 horas.

Existem diversos outros benefícios com a redução nos tempos de jejum:

  • A coleta com o paciente alimentado é mais segura e evita situações de desconforto como a fome e a hipoglicemia. Isso é muito importante quando falamos de crianças, idosos, gestantes e pacientes diabéticos;
  • O paciente tem maior oferta de horários para realizar a coleta, reduzindo assim as filas para realizar os exames no início da manhã, trazendo maior conforto para o paciente;
  • É possível vir ao laboratório logo após a sua consulta médica, evitando perda de dias de trabalho e abando de consultas por falta dos resultados de exames;
  • E além disso tudo, o paciente tem o benefício de ter uma melhor avaliação do seu risco cardiovascular quando coleta o perfil lipídico sem jejum!

É verdade que ainda temos alguns exames que precisam de preparo prévio e jejum de 8h, mas eles já são a minoria (menos de 5% dos casos). Para todos os exames, nunca faça o jejum por mais de 14 horas. A água pode ser ingerida em qualquer situação de jejum, mas é necessário evitar o excesso.

O que vai determinar quantas horas de jejum será necessário é o tipo do exame e, principalmente, as recomendações do médico que o solicitou. É importante perguntar ao seu médico se há necessidade ou não do jejum, porque somente vai saber a real utilidade do resultado. Para que seu médico possa interpretar corretamente o seu exame, não esqueça de avisar o laboratório se está ou não de jejum.

A cultura de que é necessário o jejum para coletar exames ainda está muito enraizada nos pacientes e médicos. Sabemos que essa mudança deverá ocorrer de forma gradual, mas saiba que nós do Precision já estamos preparados para atendê-los com o que há de mais novo na área de diagnose laboratorial.

Por isso, caso queira experimentar esse conforto conte conosco!

Já estamos prontos para recebe-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *