Dúvidas Frequentes

Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, em especial o resultado de triglicérides. Uso de qualquer dose de bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque, etc) na véspera do exame é o suficiente para elevar os níveis de triglicérides. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

A atividade física altera os exames de laboratório?

Atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia e no CPK. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de “condições basais”. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos que você realmente possui.

Com febre ou gripe posso fazer meus exames?

Sim. Muitas vezes inclusive os exames foram solicitados pelo médico justamente porque o paciente está com febre. A intensão neste caso é a de descobrir a causa da febre e de outros sinais ou sintomas. Por outro lado, exames realizados para controle clínico (“check-up”) ou para acompanhamento doenças pré-exitentes, não devem ser realizados se você estiver fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação.

Fumar antes de colher exames causa alterações?

Sim e causa alterações em vários exames. Não fume antes da coleta de seus exames. Inclusive nos exames que tem uma período de duração maior, como a curva glicêmica ou teste de tolerância a glicose, o fumo é proibido durante todo o tempo de realização do exame que pode variar de 2h a 4h.

A ingestão de água é permita antes de coletar os exames?

Mesmo que seu requeira jejum, a ingestão de água é permitida, desde que seja ingerida com moderação. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames, principalmente os de urina.

Exames de sangue devem ser sempre colhidos em jejum?

O tempo de jejum adequado varia entre diversos exames. Hoje a maioria dos exames não precisam de jejum para serem coletados, mas alguns exames podem requerer de 8 horas a 12 horas de jejum. Em caso de dúvida, solicite informações junto as recepcionistas do Precision ou consulte o preparo necessário aqui mesmo no nosso site na área de exames.

Exames podem também ser coletados no período da tarde?

A maioria dos exames podem ser coletados durante todo o dia, nós inclusive realizamos coletas no período do almoço e a tarde. Os exames que requerem jejum mais prolongado (8h a 12h), que são poucos, precisam ser coletados pela manhã ou conforme a recomendação do seu médico. Existe ainda outro grupo de exames que tem variação de resultados ao longo do dia, variação circadiana, e nesses casos, tem que ser obrigatoriamente coletados de manhã, como o cortisol e o ACTH. Na dúvida, consulte nossas atendentes.

Remédios interferem em exames de laboratório?

Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado as recepcionistas do laboratório no dia da coleta. Caso algum medicamento que você faça uso interfira no resultado dos exames, você NÃO deve de forma alguma fazer a suspensão deste medicamento sem antes falar com o médico que o prescreveu.

O uso de vitaminas interfere nos resultados de exames laboratoriais?

Sim, elas podem interferir em certos exames.

Um cuidado especial deve ser feito com o uso da Biotina (vitamina B7). Essa vitamina tem sido usada para pele, unhas e cabelos e ela pode interferir gravemente nos resultados dos seus exames. Por segurança, o uso da biotina deve ser interrompido por 3 dias antes de coletar qualquer exame laboratorial.

A vitamina C também pode causar alterações, inclusive em exames comuns como creatinina e glicose.

Evite sempre o uso de vitaminas antes da coleta de exames.

Cremes, pomadas e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

Não, desde que se adote dois cuidados para não misturar esses medicamentos com a urina: higiene vaginal na hora de colher a urina e o usar tampão vaginal no momento da coleta.

Menstruação interfere nos exames?

A menstruação não altera os exames de sangue, mas vários hormônios variam dependendo da fase do ciclo menstrual, por isso algumas vezes a recepcionista pergunta qual a data da última menstruação.

Já os exames de urina podem sofrer alterações na presença de menstruação. Por isso o ideal é fazer os exames de urina fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.

Posso coletar a urina em casa e depois levar ao laboratório?

O ideal é que a urina seja colhida no laboratório em frasco fornecido pela nossa equipe de atendimento. No caso de alguns exames o processamento da amostra de urina deve ocorrer o mais breve possível após a coleta e por isso preconizamos que a urina esteja no setor analítico em seguida da coleta. Para a realização da coleta na sua casa, consulte as normas e orientações com as enfermeiras do Precision.

Urina, tem que ser sempre a “primeira urina da manhã”?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, inclusive à tarde. O melhor é colher a amostra após permanecer ao menos duas horas sem urinar para obtenção de um volume de urina suficiente (volume mínimo necessário 12 mL).

Para colher fezes para exame, eu preciso tomar algum cuidado especial?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para quase todos os tipos de exame de fezes. A coleta pode ser feita em casa, em frasco fornecido pelo laboratório. A porção de fezes que contenha muco, pus ou sangue, deve ser a porção de escolha para ser enviada ao laboratório. Para alguns exames, como por exemplo, cultura de fezes e prova coprológica, o tempo para entrega da amostra não pode ultrapassar de 2 horas.

Meu intestino não funciona diariamente, posso usar laxantes para colher a amostra?

Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.

Por que, às vezes, após a coleta de sangue o local da punção fica roxo?

Isto se chama hematoma que ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. Na maioria das vezes acontece porque houve pouco tempo e pressão no local da coleta após a retirada da agulha. Pode acontecer também caso o cliente carregue peso, logo após o procedimento de coleta, no braço em que foi feita a punção.

O roxo pode ser causado também por veias finas, delicadas, ou com muita pressão, por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo aspirina).

Outra pessoa poderá retirar meus resultados?

Sim, desde que ela esteja portando o protocolo de retirada e algum documento pessoal com foto. A entrega de exames para terceiros, sem o protocolo não é permitida.

Quando eu fizer exames, poderei ter acesso aos resultados por telefone ou fax?

Não. Independentemente do exame ser realizado como particular ou pelo plano de saúde, os resultados podem ser retirados pessoalmente em nossas unidades ou aqui em nosso site. Por questões éticas e de segurança, somente seu médico pode entrar em contato com o Precision e conversar com nossos supervisores para obter seus resultados por telefone ou fax.

Posso realizar exames pelo meu convênio sem o pedido médico?

Não. Independentemente de qual seja o seu convênio, a realização de exames pelo convênio exige que tenha um pedido médico para ser realizado.

(11) 9 9208 3434